terça-feira, 13 de outubro de 2009

Filmes poliméricos desenvolvidos pela Universidade do Minho já tem patente

Uma equipa liderada pelo professor Senen Lanceros-Méndez, do Departamento de Física, da Universidade do Minho em Portugal, desenvolveu a tecnologia de “filmes poliméricos”.  São filmes não porosos na fase beta de polifluoreto de vinilideno orientados.
A utilização prática desse material permitiria, por exemplo, desenvolver teclados flexíveis para computadores, telemóveis, ou mesmo têxteis inteligentes, estando estas aplicações a ser desenvolvidas pela empresa Somática - Materials & Solutions.
Estes filmes poliméricos e o processo para a sua produção foram otimizados de forma a serem particularmente eficientes em sua aplicação nas áreas de eletro-óptica, eletromecânica e biomédica, como sensores e baterias


A patente foi solicitada em diversos países. O processo de proteção da Propriedade Industrial e a sua exploração junto da Somática tem sido acompanhado pela TecMinho- Associação Universidade-empresa de Guimarães, nomeada através do Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade do Minho.
Fonte: www.correiodominho.com