sábado, 23 de setembro de 2017

Negócio lucrativo: Nokia anuncia acordo de patentes com mais uma gigante

Quando falamos de Nokia sempre vem a cabeça os recentes lançamentos feitos pela HMD Global que trouxe de volta ao mundo dos smartphones, o poderoso nome da gigante Finlandesa. Mas hoje, vamos falar da boa e velha Nokia, aquela parte que não foi vendida a Microsoft em 2014. Segundo reportagem da Reuters, a Nokia tem agora mais um motivo para comemorar. A finlandesa começará a registrar receita adicional no trimestre atual, após decisão favorável a empresa no Tribunal Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional. A decisão favorável é sobre os pagamentos que serão feitos pela sul coreana LG Electronics por usar as patentes da Nokia na construção de smartphones.

A gigante finlandesa disse que também receberia um pagamento único, embora não tenha divulgado nenhuma das somas envolvidas. A arbitragem começou em 2015, mas a decisão só saiu agora em 2017. Maria Varsellona do jurídico da Nokia comentou a decisão.
O caso não é novo para Nokia, recentemente a empresa também entrou em acordo com outras gigantes como a AppleSamsung e a Xiaomi. O fato é que o negócio de patentes para a finlandesa tem sido bem lucrativo, só nesse ano a unidade de patentes registrou vendas de 616 milhões de euros. Para o analista Mikael Rautanen da empresa de pesquisa Inderes. Diante dessa notícia positiva as ações da Nokia subiram 0,6% e isso é bom para a empresa que vem registrando alguns problemas com o seu negócio de rede de telecomunicações. O fato é que a Nokia continua viva e a parceria de licenciamento para a HMD Global já rendeu alguns frutos como o Nokia 8. Deixando de lado a parte de patentes, será que veremos algum smartphone dessa parceria lançado no Brasil? 
Fonte: https://www.tudocelular.com