terça-feira, 3 de novembro de 2009

Minas Gerais será o primeiro Estado a vacinar contra a meningite na rede pública


A meningite é uma doença que pode ser letal. A taxa de mortalidade entre bebês de até dois anos que contraem doença do tipo "C" é de 50%. A vacina é o método totalmente preventivo da doença, que antes era disponibilizada somente na rede particular. Agora Minas Gerais será o primeiro Estado a oferecer gratuitamente a vacina. A campanha de vacinação contra a meningite meningocócica "C" será lançada no dia 28 de novembro.
A iniciativa, inédita no país, é resultante de um contrato de transferência de tecnologia assinado entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a indústria farmacêutica Novartis, que está transferindo tecnologia para a Funed. Segundo a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia na Gerência Regional de Saúde, Mirlei Azambuja, o acordo entre a SES e a indústria farmacêutica, além de disponibilizar as doses, irá permitir através da transferência de tecnologia contínua a fabricar e distribuir a vacina. 
Num primeiro momento, serão disponibilizadas 800 mil doses para a imunização de crianças com menos de dois anos de idade - população estimada em cerca de 540 mil crianças. A partir do final de 2010, a Funed passará a produzir a vacina, que deve ser incluída pelo Ministério da Saúde no calendário nacional apenas em 2011.
Em 2008, em Minas Gerais, foram notificados 1.912 casos suspeitos de meningite. Destes, 68,7% (1.313) dos casos foram confirmados, 21,8% (417) descartados e 9,5% (182) permaneceram com a classificação final ignorada ou em branco. A taxa de incidência das meningites em 2008 em Minas Gerais foi de aproximadamente sete casos por 100 mil habitantes. 
"Esta vacina, meningocócica C, na rede pública era gratuita somente no Centro de Referência Imunobiológica, para pacientes imunodeficientes. Já no serviço privado a vacina é para qualquer pessoa, entretanto, custa em média R$ 150 cada dose. Agora a vacina será aplica gratuitamente para crianças com menos de dois anos de idade", explica Mirlei. 
A campanha de vacinação contra a meningite C será lançada no dia 28 de novembro. Os profissionais de imunização dos municípios da região metropolitana e das Gerências Regionais de Saúde do Estado foram convocados para uma reunião na última quinta-feira (22), para serem repassadas informações sobre a campanha.
A campanha de vacinação contra a meningite C será promovida em alguns municípios de Minas e está programada para os dias 28/11 até 4/12. A vacinação será realizada em postos de vacinação em cada cidade. As crianças com menos de um ano vão receber duas doses da vacina, sendo que entre a primeira dose e o reforço haverá um intervalo de 60 dias. Já as crianças com idade entre um e dois anos vão receber uma dose única.
Fonte:-www.jornaldeuberaba.com.br-