quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nokia processa Apple por quebra de patentes no iPhone

HELSINKI - A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, entrou com um processo contra a rival Apple, alegando que o iPhone infringe algumas de suas patentes. A companhia finlandesa ainda domina o mercado global de celulares, mas perde espaço para a Apple desde o lançamento do iPhone em 2007.
As dez patentes em questão, arquivadas em Delaware, nos EUA - têm relação com tecnologias essenciais para aparelhos que utilizam GSM, UMTS e/ou padrões de redes locais (LAN). As patentes tratam de transmissão de dados por dispositivos sem-fio, segurança e criptografia e foram infringidas pela Apple em todos os modelos do iPhone lançados desde 2007, acusa a Nokia .
A companhia finlandesa diz que 40 fabricantes de dispositivos móveis licenciaram as tecnologias, mas um acordo com a Apple não foi fechado. A Nokia afirma que gastou mais de 40 bilhões de euros em pesquisa nas últimas duas décadas.
"Ao não concordar com os termos da Nokia em relação a sua propriedade intelectual, a Apple tenta pegar carona na nossa inovação", disse Ilkka Rahnasto, vice-presidente jurídico da Nokia, em nota.
Fonte: oglobo.globo.com