domingo, 3 de janeiro de 2010

No vaivém das marcas, três de bancos sumirão em 2010 - Unibanco, Real e Nossa Caixa


Ao longo de 2010, as marcas de três dos maiores bancos do País sairão de cena. O azul do Unibanco, o verde do Real e o vermelho da Nossa Caixa serão engolidos por seus novos controladores – respectivamente, Itaú, Santander e Banco do Brasil. Todo ano, marcas vêm e vão. O desaparecimento simultâneo dos nomes de três das maiores instituições financeiras do País mostra que mesmo os bilhões de reais em ativos e recursos sob administração não garantem a eternidade.
O Itaú-Unibanco não tem falado abertamente sobre o cronograma de extinção das agências com a fachada do Unibanco, mas a instituição já informou que esse processo ocorrerá ao longo do próximo ano. Nos comerciais, a cor laranja do Itaú tem predominado e os bonequinhos animados saíram de cena há tempos, dando espaço a pessoas reais. Não será, no entanto, um sumiço qualquer. Afinal de contas, o banco tem mil agências e 85 anos de vida. Como se trata de uma das marcas mais valiosas do País – e não apenas do setor financeiro –, esse sepultamento ganha ainda mais parcimônia, num processo lento.
Segundo pesquisa divulgada em maio pela consultoria BrandAnalytics / Millward Brown, a marca Unibanco valia R$ 1,7 bilhão no momento da
fusão, o que a deixava no lustroso nono lugar entre as marcas mais valiosas do País – a marca Itaú, na mesma pesquisa, apareceu na vice-liderança, avaliada em R$ 9,9 bilhões. Itaú e Unibanco anunciaram a união de suas operações em novembro de 2008.
Se uma marca como essa vale tanto, é de se perguntar: fazê-la desaparecer significa jogar dinheiro fora? “Não tem como afirmar que não há perdas, pois sempre há”, diz José Roberto Martins, administrador da GlobalBrands Consultoria  e professor em ciências da comunicação da
USP. “Mas um bom processo de transição ameniza a eliminação de uma marca”. Ainda assim, a decisão do novo grupo de trabalhar com uma única marca faz sentido, afirma Martins. “A marca Itaú se sobressai em relação à marca Unibanco”.
Fonte: -http://ultimosegundo.ig.com.br/perspectivas2010/2009-