segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Rumo a DO Brasileira


Em 2001, o Vale dos Vinhedos elaborava seus primeiros rótulos dentro do conceito de produtos com certificação de origem. Oito safras após a estreia da Indicação de Procedência (IP), as vinícolas do Vale dão a largada, na prática dos primeiros produtos brasileiros com Denominação de Origem (DO).
Em outubro, as vinícolas do Vale dos Vinhedos interessadas nas certificações fizeram o requerimento para a avaliação técnica de seus produtos. E o encaminhamento dos produtos poderiam ser tanto para o registro da IP quanto da DO.
Esta é a primeira vez que as cantinas colocam à prova vinhos para a obtenção do selo de DO, certificação que representa um grande avanço em relação à anterior.
A certificação, pleiteada pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ainda está em fase de finalização documental. Entretanto, os vinhos da safra deste ano já estão sendo avaliados pelos novos parâmetros. Desta forma, quando a concessão futura da DO for autorizada, esta etapa já terá sido realizada.
Este mesmo procedimento (autorização oficiosa do INPI) foi aplicado para a IP. Apesar de o registro ter sido liberado em 2002, o selo de procedência pode ser aplicado em rótulos da safra do ano anterior em virtude da adequação dos produtos às regras e aos procedimentos exigidos pelo órgão.
Neste ano, das nove vinícolas participantes, quatro estão solicitando a IP, outras quatro buscam a DO e uma está inscrita para a obtenção de selos nas duas categorias.
Avaliadas por um Comitê de Degustação, as 30 amostras – sendo 3 de vinhos brancos, 3 de vinhos base para espumantes e 24 de tintos –, aguardam o resultado das análises físico-químicas para sua aprovação final.
As degustações técnicas serão realizadas nos dias 19 e 20 de novembro, a partir das 9h30min, no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa, em Bento Gonçalves. As amostras serão avaliadas por técnicos da Embrapa Uva e Vinho, da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e de vinícolas do Vale dos Vinhedos.
Universo dos vinhos do Vale dos Vinhedos, safra 2009, que requisitaram análise técnica para certificação:
30 diferentes rótulos
Inscritos por 9 vinícolas
Amostras representam 1.134.000 garrafas
Deste total:
780 mil requisitaram a IP
354 mil requisitaram a futura DO

Fonte:-http://www.clicrbs.com.br-