domingo, 22 de novembro de 2009

Google envia representante à China para discutir suposto desrespeito aos direitos autorais


Na segunda-feira (16), o Google anunciou que enviará a Pequim um representante para conversar com a Sociedade Chinesa de Direitos Autorais (CWWCS, na sigla em inglês) e tentar resolver o impasse com os autores do país - que acusam a companhia de internet de digitalizar mais de 20 mil livros chineses sem respeitar as leis de direitos autorais.
O Google alega que os livros estavam sob proteção de direitos autorais, mas que alguns deles, digitalizados em bibliotecas dos Estados Unidos, eram de uso público. No entanto, as autoridades da China afirmam que a maioria dos escritores não foi nem compensada nem avisada desta ação.
A empresa propôs um acordo aos editores e autores norte-americanos para pagar 63% do lucro que obter com a digitalização das obras, mas a CWWCS disse que os escritores chineses não aceitam um acordo desse tipo, informou a agência de notícias Efe.
"Até o momento, nenhum autor que tenhamos consultado nos disse que tivesse autorizado o Google a realizar o escaneamento", declarou Zhang Hongbo, subdiretor-geral da CWWCS. Para ele, trata-se de uma violação "muito grave" dos direitos autorais.
Em comunicado, o Google assegurou que "escutará com atenção todas as preocupações que surgiram e trabalhará duro para enfrentá-las".
Fonte:-http://portalimprensa.uol.com.br-