terça-feira, 27 de outubro de 2009

Texas Instruments apresenta primeiro dispositivo Bluetooth de baixíssimo consumo de energia


A Texas Instruments acaba de dar um importante passo para popularizar ainda mais a tecnologia Bluetooth. A empresa anunciou o CC2540, o primeiro dispositivo Bluetooth baseado no novo padrão Bluetooth Low Energy. Com baixíssimo consumo, o chip é capaz de funcionar por até um ano com uma pilha de relógio, e pode se comunicar com os dispositivos Bluetooth já existentes.
O padrão Bluetooth Low Energy na verdade foi criado pela Nokia com o nome de WiBreeem 2006, como um complemento do Bluetooth em dispositivos muito pequenos e com baixíssimo consumo de energia, como relógios, brinquedos e sensores. No ano seguinte foi adotado como parte do padrão Bluetooth pelo Bluetooth Special Interest Group, consórcio que controla o desenvolvimento da tecnologia.
Segundo o site LinuxDevices, desenvolvedores interessados em criar aparelhos baseados na tecnologia poderão adquirir junto à Texas Instruments um kit de desenvolvimento com o novo chip, ao preço de US$ 99 a unidade. O protocolo de comunicação utilizado nos dispositivos Bluetooth Low Energy não é livre de patentes, mas pode ser implementado sem o pagamento de royalties, o que aumenta as chances de sua adoção em sistemas operacionais Open Source.
Fonte: -www.geek.com.br