quarta-feira, 9 de junho de 2010

INVENÇÃO perde a patenteabilidade: Motor a reação por compressão através de ondas de choque e aceleração autônoma

Uma amiga advogada comentou sobre a invenção abaixo que foi amplamente divulgada antes do depósito do pedido de patente. Com isso, perdeu-se o prazo do período de graça e perdeu-se a patenteabilidade por falta de novidade (requesito legal para patentear).

Um motor supersônico menos complexo e poluente e com custo de produção menor que os atuais, que poderá ser utilizado em concordes, aviões militares e mísseis balísticos usados para lançamento de satélites. Esse é o objetivo do projeto "Motor a reação por compressão através de ondas de choque e aceleração autônoma", do aluno do CEFET-MG Rafael Teles Gazzin, 16 anos, orientadora pela Profa. Maria Celeste Monteiro e co-orientados pelo Prof. Caio Júlio Motta de lima.
O trabalho teve início em 2007, ano em que Rafael Gazzin foi aprovado no curso técnico de Mecânica. Desde então, já participou de várias feiras nacionais, conquistando diversos prêmios, e participará de dois eventos internacionais este ano. A Profa. Celeste Monteiro lembra que a trajetória começou em casa. “A primeira participação desse projeto em feira foi na Meta (Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações do CEFET-MG) de 2007, quando ele foi premiado”, recorda.
Da primeira apresentação, no CEFET-MG, até a Febrace, o projeto foi aperfeiçoado e finalizado. “O princípio é o mesmo: construir um motor, mas mudaram algumas questões técnicas até a conclusão que ocorreu em outubro de 2008”, disse Rafael Gazzin. “O objetivo inicial ele manteve o tempo todo, a forma de construção, a concepção das coisas é que foram se alterando”, reiterou a Profa. Celeste Monteiro. 
Em 2008, o “Motor a reação...” foi classificado para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2008. Em 2009, voltou à Febrace e conquistou premiações como 1º Lugar Engenharia (Individual), 2º Lugar em Logística da Aeronáutica.
Atualmente no 3º ano do curso de Mecânica, o aluno analisa que as conseqüências em participar do projeto foram a ampliação dos seus conhecimentos tecnológicos e gerais e o amadurecimento. “Aprendi bastante coisa, não só relativas às questões técnicas, mas às questões pessoais e jurídicas”, relatou.
A docente ressaltou que a Coordenação de Mecânica deu todo o apoio na execução e elaboração do projeto, por meio dos coordenadores e professores.

O projeto
Apesar de eficiente, o motor ramjet, que é próprio para velocidades supersônicas, não funciona sozinho, apenas após ultrapassar a velocidade do som. Antes disso, necessita de outro motor para decolar, ou seja, precisaria de dois motores para fazer o trabalho. O projeto consiste em utilizar o princípio de um motor ramjet, mas com as vantagens do foguete. Por isso, o ciclo dele pode ser considerado híbrido.
“Faço o trabalho de dois motores em um só: consigo fazê-lo decolar, ultrapassar a velocidade do som, comprimir o ar e funcionar de maneira eficiente. Na verdade, é um ciclo termodinâmico novo. Peguei elementos teóricos de um foguete de combustível líquido, com um motor ramjet. Tem partes semelhantes a esses tipos de motores, como tem partes que não são comuns a nenhum. Híbrido é apenas o ciclo”, explicou Rafael Gazzin.
Segundo o idealizador da pesquisa, a utilização de turbinas com pós-combustor em velocidade supersônica pelos aviões acarreta diversos problemas como alto custo, estresse mecânico e poluição. Solucionando essas questões, o estudante acredita que o projeto beneficiará outras áreas além da tecnológica.
“O custo de manutenção e fabricação é menor, principalmente porque não tem as partes móveis, e a confiabilidade aumenta, porque ele fica mais resistente a corpos estranhos, um urubu não vai derrubar o avião”, observou Rafael Gazzin.

Trajetória internacional
 Neste ano, o trabalho será apresentado em duas feiras internacionais. Na Febrace 2009, o projeto foi selecionado para participar da Intel International Science and Engineering Fair 2009 (Intel ISEF). A Intel ISEF é realizada anualmente em diferentes cidades dos Estados Unidos e neste ano acontecerá de 10 a 15 de maio, em Reno, Nevada. Na Mostratec 2008, foi classificado para a Milset Expo-Sciences Internacionale (Milset ESI), na Tunísia, que ocorrerá de 23 a 28 de julho.
Para o aluno e a orientadora, a maior dificuldade será apresentar os termos técnicos da pesquisa em outra língua. “O projeto é o mesmo, mas tem o trabalho de tradução, adaptação, as regras são um pouco diferentes e o modo de apresentação também”, disse Rafael Gazzin. A Profa. Celeste Monteiro reiterou que tudo será feito para que não haja perda de qualidade. “A apresentação vai ser adaptada de uma maneira que o Rafael consiga transmitir a idéia do trabalho”.
Também foi credenciado para a feira da Tunísia o trabalho “Estudo Reprodutivo do Gênero Polygonum: Macrófitas Invasoras e Colonizadoras de Áreas Assoreadas do Reservatório da Pampulha – BH”, do aluno Fábio Soares dos Santos, orientado pela Profa. Andréa Rodrigues Marques Guimarães.
Assessoria de Comunicação Social/CEFET-MG
Fonte: http://www.cefetmg.br/noticias/2009/04/noticia0017.html


Band foi a emissora que mais gastou com direitos autorais em 2009

A Band foi a emissora que mais gastou com o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), órgão responsável por cobrar os direitos autorais, no ano de 2009.
A emissora do Morumbi gastou aproximadamente R$ 17 milhões para adquirir o direito de veicular músicas e trilhas nacionais e internacionais em sua programação. O valor é superior ao pago pela Rede Globo, que destinou, em 2009, R$ 12,3 milhões ao Ecad. Já no terceiro lugar da lista aparece o SBT, com R$ 8,7 milhões, seguido pela Record, com R$ 4,2 milhões. 
Um dos motivos para o alto gasto da Band com o ECAD é o “Programa Raul Gil”, no qual vários participantes cantam canções de diversos compositores nacionais e internacionais. Vale lembrar que Raul Gil se transferiu nos últimos dias para o SBT e deve estrear sua atração no próximo dia 26 na emissora.

Fonte: http://natelinha.uol.com.br/

Doctor Cooler cresce mais de 150% apenas no primeiro quadrimestre de 2010

A Doctor Cooler, empresa que está no mercado há mais de cinco anos, estará presente na Apas, o maior evento supermercadista do mundo. O objetivo é expandir os negócios e favorecer as vendas.
A empresa começou o ano de 2010 com crescimento de vendas, principalmente no segmento de presentes. Um dos motivos desse aumento é que os tradicionais coolers estão cada vez mais presentes nas listas de casamentos. Além disso, a marca conquistou a licença exclusiva para comercializar coolers de clubes de futebol de diversas regiões do Brasil.
De acordo com a Gerente Comercial da Doctor Cooler, Mariana Costa, em se tratando de números, a empresa cresceu mais de 150% em relação ao primeiro quadrimestre de 2010, e até o fim do ano a meta é alcançar um crescimento de 100% nas vendas em relação ao ano passado. Vale lembrar que em 2009 a empresa vendeu, apenas se tratando de cooler, mais de 150 mil peças. O campeão de vendas é o cooler com capacidade para 24 latas.
No mês passado a Doctor Cooler deu início a exportação de seus produtos. O primeiro país a recebê-los foi à República Dominicana.
Mesmo com todo o sucesso alcançado por essa jovem empresa, a Doctor Cooler não para de investir em novos produtos. Em 2010, além da licença para comercialização dos coolers de times de futebol de várias partes do país, a marca lança novos produtos, como o cooler em comemoração a Copa do Mundo, porta CDs e DVDs em formato de latinha, caneca de chope, umidificador de ar, entre outros.  
Doctor Cooler 
A empresa está no mercado há mais de cinco anos e possui a patente exclusiva de fabricação de coolers em formato de latinha. Graças a essa patente, conseguiu contrato de exclusividade com a AmBev para a fabricação de todos os coolers com as marcas da empresa. A empresa atua ainda no mercado de brindes especiais e acaba de lançar uma linha de porta CD´s de mesa em formato de cooler com capacidade para 60 CD´s, com as marcas das empresas Fox e Cartoon Networks.

Fonte: http://www.segs.com.br

ENAPID de 15 a 17 de setembro de 2010