terça-feira, 28 de julho de 2015

Matrículas abertas para Especialização em Propriedade Intelectual





O curso de Especialização em Propriedade Intelectual com ênfase em Inteligência Tecnológica, oferecido pela Agência de Inovação Inova Unicamp, Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e Faculdade de Engenharia Química (FEQ), está com matrículas abertas. Interessados podem efetuar a matrícula pelo endereço: http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEQ-0250&of=003.

O curso, que está na segunda edição, apresenta a experiência em inovação tecnológica e empreendedorismo da Unicamp, visando atender a demanda de empresas para capacitação de seu quadro de funcionários e dar oportunidade de formação e atualização para profissionais que buscam atuar nesta área. A especialização é destinada a graduados em todas as áreas do conhecimento e irá abordar também a definição de estratégias de proteção e valoração dos ativos intangíveis, de busca de informações tecnológicaspara negócios, além de captação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), negociação e contratos de transferência de tecnologia.
Segundo Milton Mori, professor responsável pela especialização e diretor-executivo da Inova, o curso irá priorizar uma formação ampla nas áreas de PI e inteligência tecnológica. “O curso envolve não somente a parte de propriedade intelectual, mas também tudo o que fazemos no dia a diada Inova, isto é: transferência de tecnologias, novos negócios e parcerias para desenvolvimento tecnológico”,afirma. Mori destaca que as disciplinas serão ministradas por profissionais da Agência de Inovação Inova Unicamp, docentes da Unicamp e profissionais do mercado com amplo conhecimento das melhores práticas nacionais e internacionais.


A coordenadora de conteúdo do curso e diretora de Propriedade Intelectual da Inova, Patrícia Leal Gestic, enfatiza, entre as motivações para investir no curso, a pequena oferta de profissionais especialistas em propriedade intelectual no mercado. “Entendemos que há uma demanda suprimida por profissionais especialistas em PI com ênfase em inteligência tecnológica. Esta carência está em todos os níveis hierárquicos de uma empresa de tecnologias e novos produtos, assim como nos escritórios de patentes. Esperamos que, com esta iniciativa, possamos contribuir com empresas e profissionais que atuam direta e indiretamente na geração de conhecimento e de novos produtos e processos”, aponta.
Leandro Cordeiro Mandu, da Bosch e aluno da primeira turma da especialização, diz que o curso tem suprido totalmente suas expectativas e que os ensinamentos adquiridos a partir dos módulos apresentam aplicabilidade real para os profissionais. “Até o momento o curso tem atendido 100% das minhas expectativas. Ele é muito prático e de fácil assimilação com o meu dia-a-dia na empresa. Quase todos os conhecimentos e ferramentas são aplicáveis nas minhas atividades. O interessante é que consigo aplicar alguns conceitos para atividades extras às minhas atividades na empresa, por exemplo, novas ideias de negócios e produtos. Sem dúvida alguma, recomendaria o curso, pois é um curso muito prático e nos traz vários exemplos onde podemos aprender com muita facilidade ”, comenta.
A especialização, que se insere na modalidade extensão universitária, é oferecida em horário não comercial, quinzenalmente, às sextas-feiras no período noturno e aos sábados.


A Inovação Tecnológica na Unicamp
Universidade pioneira na gestão de PI, a Unicamp apresenta um portfólio de mais de 80 patentes concedidas e 866 patentes vigentes em várias áreas tecnológicas. A Inova, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp, acompanhou toda a evolução da gestão de propriedade intelectual e da inovação, com profissionais com vivência e capacitação em universidades de renome como Oxford University, Cambridge University, Universidade Hebraica de Jerusalém (por meio da Yissum), Universidade de Alicante e também com órgãos de gestão da propriedade intelectual como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e Escritório de Patentes da Europa (EPO).
Para mais informações sobre o curso, acesse: www.inova.unicamp.br/especializacao.



Nenhum comentário:

Postar um comentário