quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Lei de Inovação (Lei 10.973 de 02/12/2004) - Questões de 1 a 5

Lei de Inovação
Vou iniciar a publicação de algumas questões com tema foco na Lei de Inovação.
Espero que ajude a entender a Lei 10.973, de 2 de dezembro de 2004.
Toda publicação desse assunto utilizarei o marcador "questões inovação" pra facilitar a busca.
Os gabaritos serão publicados no dia seguinte.
Um abraço,
Paula Ferreira

As questões de hoje sobre a Lei de Inovação foram tiradas do blog Rota dos Concursos.

1. Segundo o que dispõem a Lei de Inovação (Lei n.o 10.973, de 2004) e o Decreto-Lei de Inovação, julgue os itens abaixo:


Alianças estratégicas das instituições de ciência e tecnologia (ICT) com instituições privadas sem fins lucrativos estão excluídas dos incentivos previstos na Lei de Inovação.
(   ) certo    (   ) errado
2. Segundo o que dispõem a Lei de Inovação (Lei n.o 10.973, de 2004) e o Decreto-Lei de Inovação, julgue os itens abaixo:
O conceito de inovação, conforme expresso na referida lei, refere-se à introdução de novidade ou de aperfeiçoamento no ambiente produtivo, ou social, que resulte em novos produtos, processos ou serviços. 
(   ) certo    (   ) errado

3. Segundo o que dispõem a Lei de Inovação (Lei n.o 10.973, de 2004) e o Decreto-Lei de Inovação, julgue os itens abaixo:

As tecnologias sociais tais como definidas pela Rede de Tecnologias Sociais (RTS), isto é, tecnologias de domínios públicos e replicáveis, não são cobertas pela Política Industrial Tecnológica e Comércio Exterior (PITCE) nem pela Lei de Inovação.

(   ) certo    (   ) errado

4. Segundo o que dispõem a Lei de Inovação (Lei n.o 10.973, de 2004) e o Decreto-Lei de Inovação, julgue os itens abaixo:

A Lei de Inovação prevê o alcance da autonomia tecnológica e do desenvolvimento industrial do país. Nesse contexto, autonomia significa independência dos avanços tecnológicos obtidos no exterior e eliminação dos contratos de licenciamento de tecnologias.

(   ) certo    (   ) errado

5. Segundo o que dispõem a Lei de Inovação (Lei n.o 10.973, de 2004) e o Decreto-Lei de Inovação, julgue os itens abaixo:

A Lei de Inovação legalizou práticas antigas dos pesquisadores de instituições públicas.

(   ) certo    (   ) errado