sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Brasileira SuperBAC leva ao Oriente Médio sistema para retirar hidrocarbonetos de água de campos de petróleo

A empresa brasileira de biotecnologia SuperBAC desenvolveu, em parceria com a petrolífera portuguesa Partex, um sistema para retirar hidrocarbonetos da água presente nos campos de petróleo. O sistema, que elimina até 98% dos hidrocarbonetos e permite o reuso da água, está sendo instalado em poços de Omã. 
“Quando a instalação estiver completa, o que acontecerá dentro de 9 a 12 meses, poderemos tratar cerca de 700 mil metros cúbicos de água por dia”, diz Luís Chacon, presidente da SuperBAC. 
Atualmente o projeto está em fase pré-operacional, ou seja, de implementação de equipamentos nos poços, que são terrestres. “Esse projeto é importante porque a água é muito rara e cara no Oriente Médio. Com a limpeza da água proveniente dos poços de petróleo, haverá mais oferta”, afirma Chacon. 
Depois deste projeto, que é pioneiro, a SuperBAC vai participar, em novembro, de uma feira do setor petrolífero em Abu Dhabi para apresentar a solução para outras empresas do Oriente Médio. “Já temos contatos em Abu Dhabi e na Arábia Saudita para levar nosso projeto para outras regiões”, diz Chacon.
Fonte: Mídia Eletrônica: IG -http://www.colunistas.ig.com.br/guilhermebarros