domingo, 13 de junho de 2010

Evento “Programa de Propriedade Intelectual para Inovação na Indústria” em BH


Programa de Propriedade Intelectual chega a BH
O programa de disseminação e capacitação para o uso estratégico da propriedade intelectual será apresentado na capital mineira na próxima quinta-feira (17) durante o evento “Programa de Propriedade Intelectual para Inovação na Indústria”. Uma das principais ações do programa é o lançamento das publicações, em formato de cartilhas, sobre propriedade intelectual, voltadas para empresários, estudantes, professores e jornalistas.

São três guias, um com linguagem e abordagem para empresários, outro para professores do Sesi e Senai e um para jornalistas. No evento, a apresentação para os empresários e profissionais das indústrias será feita pela coordenadora do programa e gerente de inovação do IEL Nacional, Diana Jungamann. Em seguida, haverá um talk showsobre Propriedade Intelectual, onde será discutida a relação entre as empresas e o meio acadêmico e os desafios que as empresas têm pela frente quando o assunto é proteger o conhecimento.

O Programa de Propriedade Intelectual para Inovação na Indústria é fruto de um convênio firmado entre o Senai, IEL, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e conta com a participação de todas as entidades nacionais do Sistema Indústria (CNI, Senai, Sesi e IEL).  O programa foi lançado nacionalmente, em março de 2010, durante a Olimpíada do Conhecimento, no Rio de Janeiro.

O evento acontece no dia 17 de junho, às 18h, no Fiemg Trade Center (Rua Timbiras, 1200 - Funcionários) e será aberto ao público. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (31) 3263-4404 ou através do e-mail relacionamento@fiemg.com.br

Fórum discutirá Propriedade Intelectual dos países do BRIC no Rio de Janeiro

Estão abertas as inscrições para o Bric Intellectual Property Forum (BIFP) 2010. Trata-se do  Fórum de Propriedade Intelectual que reúne anualmente especialistas no tema e os principais escritórios de advocacia do Brasil, Rússia, Índia e China, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções do Hotel InterContinental Rio. "Os desafios de garantir os direitos de propriedade intelectual em mercados emergentes" será o tema deste ano. As vagas são limitadas e os interessados podem se cadastrar no site www.bipf2010.com.br. 
O BIFP é uma iniciativa do escritório Daniel Advogados, que representa Brasil e é o responsável pela organização da desta edição, do Gorodissky & Partners, da Rússia, Remfry & Sagar, da Índia, e do CCPIT Patent and Trademark Law Office, da China. Nos dois últimos anos, o Fórum foi realizado em Nova Déli e Pequim.

Programação 
Entre os palestrantes estão representantes da empresas, do judiciário e do governo. O
advogado de patentes da GE, Mardson McQuay, por exemplo, falará sobre as expectativas dos países desenvolvidos com os direitos de patentes de nações emergentes. O juiz federal André Fontes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, apresentará um panorama sobre as questões legais de PI nas Cortes brasileiras. O diretor de Patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Carlos Pazos, também informa sobre a realidade do país.
O debate, no entanto, se estende para o entendimento da PI em outros países do
BRIC. A advogada V.Mohine, do escritório Remfry & Sagar, fala sobre a lei de marcas da Índia e sua aplicação prática enquanto Zhou Zhongqi, do CCPIT Patent &Trademark, informa sobre a realidade chinesa. Já Vladimir Birulin, do Gorodissky and Partners, explica como a marca é um instrumento de promoção de negócios na Rússia. Ricardo Pinho e Rana Gosain falam sobre os aspectos jurídicos das marcas e patentes no Brasil.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/90257+forum+discutira+propriedade+intelectual+dos+paises+do+bric+no+rio+de+janeiro