quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Calçados de Franca vão buscar o diferencial da indicação geográfica

Conhecida pela qualidade dos seus calçados, a cidade de Franca (SP) irá buscar a indicação geográfica para diferenciar ainda mais seus produtos e conquistar novos mercados. O pedido deve ser feito até o fim deste ano, ou, no máximo, durante os primeiros meses de 2010, como informaram os representantes locais em reunião com funcionários do INPI, no dia 1º de setembro, no Rio de Janeiro. 

Durante a reunião, os quatro representantes do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca) aproveitaram para tirar dúvidas sobre indicação geográfica e apresentar informações sobre a produção local e como esta se diferencia do que é fabricado em outras regiões. As mais de 1.300 empresas da região produzem quase 200 mil sapatos por dia e geram 35 mil empregos. Cerca de 70% dos empreendimentos locais são micro e pequenas empresas, segundo o gestor executivo do Sindifranca, Hélio Jorge. 

A história do calçado local é centenária e remonta a iniciativas de pequenos empreendedores. No século XIX, a cidade ficava na rota do couro que vinha de Goiás. Com isso, tornou-se um entreposto no qual artesãos começaram a se dedicar à produção de calçados. A indústria local ganhou força e hoje é uma referência no País. 

A idéia é seguir o exemplo de regiões que já conquistaram o sucesso com a indicação geográfica. No Vale dos Vinhedos, cuja qualidade dos vinhos já foi reconhecida até pela União Européia, as terras se valorizaram entre 200% e 500% e, segundo dados da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), o número de visitantes na região cresceu 168% entre 2001 e 2007, passando de 45 mil para 120 mil. 

Fonte: -http://www.inovacao.ufscar.br-