segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Marcas fortes também são eliminadas - Decisões que envolvem bilhões de Reais

O Banco Real construiu, ao longo dos anos, uma imagem particularmente ligada a ações de sustentabilidade. O Santander ficou com o Real quando comprou o holandês ABN, em 2007. Mesmo com seu gigantismo global, o Santander nunca conseguiu superar a marca Real no Brasil, que permaneceu mais valiosa no País. Ainda assim, por conta de uma diretriz global, a marca Santander vai continuar e a Real será arquivada.
“É possível, sim, transferir todo o ‘significado’, os valores do Real e os atributos associados a ele para a nova marca”, afirma Fernando Martins, diretor-executivo de estratégia da marca e comunicação corporativa Santander Brasil. “Isso não é automático. Não existe uma fórmula, mas é possível”.
Trocar fachadas já daria um suador e tanto, mas o trabalho começa bem antes disso. É preciso unificar sistemas, transferir os clientes para a base de uma única instituição, afinar a comunicação com a freguesia que chega – para não perder clientes nessa transição – e também transmitir os pontos positivos dessa mudança para o mercado. Só em publicidade, o orçamento do Santander para 2010 é de R$ 160 milhões.
O Banco do Brasil comprou a Nossa Caixa há pouco mais de um ano por R$ 5,4 bilhões. Oficialmente, o destino da marca ainda depende de um estudo interno, que deve ser concluído até o fim do ano. A unificação da roupagem, porém, é considerada como fato a ser consumado no primeiro semestre de 2010. A rede de caixas de auto-atendimento já é uma só desde março.
“O caso de Banco do Brasil e Nossa Caixa era mais previsível”, diz Júlio Moreira, professor da pós-graduação em comunicação com o mercado da ESPM. “É natural o fim da marca Nossa Caixa por se tratar de um banco regional. Mesmo forte em São Paulo, ele não ganharia força em âmbito nacional”.
Marcas vêm e vão, dizem os especialistas. Os bilhões de reais em ativos e recursos sob administração não garantiram a eternidade das marcas Unibanco, Real e Nossa Caixa, o que também não significa que, no lado oposto, marcas ainda mais potentes não possam surgir em breve. Há mais de um século sabe-se o que é Coca-Cola, mas, há pouco mais de uma década, Google soava apenas como um trava-língua.

Fonte:-http://ultimosegundo.ig.com.br/perspectivas2010/2009-

Inovasoft abre edital para projetos de TIC



O Inovasoft abriu edital para seleção de projetos voltados à pesquisa e desenvolvimento em soluções na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) em parceria com a Unicamp. O Inovasoft é um laboratório de inovação em software administrado pela Agência de Inovação Inova Unicamp desde 2006, que abriga projetos de desenvolvimento colaborativo universidade-empresa na área de TIC. O edital, que é contínuo até novembro de 2010, segue na segunda fase de captação de projetos, onde propostas podem ser encaminhadas até o dia 31 de março de 2010.

Segundo o professor Roberto Lotufo “O modelo Inovasoft é uma experiência que permite verificarmos o interesse de empresas para este tipo de empreendimento. O objetivo é criar um ambiente de inovação dentro da Universidade, que busca, de um lado, apoiar e incentivar as empresas brasileiras em seu investimento em pesquisa; de outro, trazer linhas de pesquisa cada vez mais interessantes para a universidade. Permite, também, testar um modelo de gestão para o futuro Polo.”

O Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp é uma área no campus da universidade para a localização de laboratórios de inovação e outras instalações dedicadas a abrigar competências científicas e tecnológicas voltadas para o desenvolvimento e execução de projetos de pesquisa colaborativa e de pesquisa, desenvolvimento e inovação em parceria e financiados por empresas e outras instituições públicas e privadas inovadoras. Parte do projeto do Polo é financiada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio de convênios com a Unicamp, que estabelecem a construção do prédio do núcleo do Polo e a realização de Projetos Urbanístico e Executivos e de estudo da ciência, tecnologia e inovação da Região de Campinas, que já estão em andamento.

Para conhecer mais sobre o Inovasoft e ver o edital completo acesse o link:http://www.inova.unicamp.br/inovasoft

Fonte: -http://www.inova.unicamp.br/site/06/newsletter-