quarta-feira, 12 de maio de 2010

Minicurso de propriedade intelectual com foco nas PMEs na Unicamp

O minicurso vai apresentar conceitos básicos de gestão da propriedade intelectual para pequenas e médias empresas. Será o terceiro evento realizado em parceria entre a Inova Unicamp e o Departamento de Inovação e Tecnologia (Ditec) do CIESP Campinas, com apoio do CNPq. Data: 19/05/2010 Horário: 8:30 às 12:00 Local: Auditório do CIESP Campinas Endereço: Rua Padre Camargo Lacerda, 37 - BonfimPúblico Alvo: Empresas da RMC, Empresas Filhas da Unicamp Inscrições gratuitas e limitada a 50 participantes. 

Inscreva-se!

Capacitador: Rodrigo Guerra, Gerente de Projetos e Inovação no Laboratório Nacional de Biociências (Ministério de Ciência e Tecnologia) Rodrigo Guerra possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), com ênfase em Genética. Possui mestrado em Políticas Científicas e Tecnológicas pela Unicamp. Trabalhou como examinador de patentes em biotecnologia no INPI, como consultor em gestão de tecnologia na FIOCRUZ e como analista de propriedade intelectual da UNICAMP. Foi Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da CRISTÁLIA Produtos Químicos Farmacêuticos LTDA, tendo como destaque a gestão de 26 projetos de novos produtos farmacêuticos e a participação efetiva na primeira colocação do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica (Grande Empresa) e do Prêmio Época Negócios: Modelo de Gestão em Inovação.
Programação:
8:30 – Café de recepção8:45 – Introdução ao Curso e Principais Dúvidas em PI9:00 – A inovação e a Propriedade Intelectual
Processo de Desenvolvimento Linear e Cíclico, Inovação Sistemática, Processo de Desenvolvimento de Fármaco 
10:00 – Intervalo10:20 – Modalidades da Propriedade Intelectual
Direitos Autorais e Direitos Conexos, Programas de Computador, Propriedade Industrial: Marcas e Desenho, Propriedade Industrial: Patentes e MU
Dinâmica: Busca de Patente Surpresa (internet)
11:00 – Patentes e o processo decisório
Prazos (Prioridades e PCT), Pontos Críticos (Sigilo e Poder da Marca), Exame de Patentes (Artigos legais), Patente x Artigo Científico (Reivindicações)
11:40 – Relação Universidade-Empresa
Universidade Desconectada ao SNCT&I,Universidade Conectada ao SNCT&I
12:00 – Encerramento
 


Fonte: http://www.inova.unicamp.br/site/06/paginas/inscricao_evento15.php?mens=Cadastro%20efetuado%20com%20sucesso!