sexta-feira, 16 de abril de 2010

"Era para ganhar o triplo" em direitos autorais

O maringaense Ed Reis teve músicas gravadas por diversas duplas sertanejas do Brasil inteiro. Bruno & Marrone gravaram o sucesso “Desliga”, de autoria de Reis, e Zezé di Camargo & Luciano acabam de colocar uma composição do maringaense em seu repertório.

No ano passado, apenas em direitos autorais, Reis ganhou entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, mas ele acredita que deveria ter recebido três vezes mais, no mínimo. “A gente sabe que o contratante paga os direitos autorais, mas que o dinheiro acaba não chegando para a gente. O Ecad acaba não repassando ou tem outros problemas, isso sem contar a pirataria e a internet”, reclama o cantor e compositor (Ed Reis tem uma dupla ao lado do cantor Tato).

Ed Reis é associado da Sociedade Brasileira de Autores e Escritores de Música (Sbacem), que o representa junto ao Ecad. Na opinião do compositor maringaense, o órgão de arrecadação de direitos autorais deveria melhorar principalmente no combate à pirataria e nas formas de cobrança de direitos autorais das músicas divulgadas e utilizadas através da internet.

“Com isso já melhoraria muito. Também seria importante profissionalizar a atividade dos músicos. Automaticamente a gente seria mais reconhecido e melhoraria até financeiramente”, explica.

A dupla Ed Reis e Tato vai gravar um DVD no dia 10 de abril em Cianorte, com produção de Pinochio, um dos nomes mais conceituados da música sertaneja.

Fonte: http://www.odiariomaringa.com.br