sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Confira todas as marcas premiadas no Folha Top of Mind 2009


Coca-Cola e Omo conquistaram mais uma vez o prêmio Top of Mind, promovido pelo Datafolha, mas nesta edição dividem o prêmio com mais uma marca, a Nike. Em relação à pesquisa anterior, Coca-Cola oscilou um ponto (de 7% para 6%), Omo manteve o mesmo índice (6%) e Nike passou de 2% para 3%.
Devido à margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, as três marcas estão tecnicamente empatadas.
A Nestlé, que dividiu a liderança com Omo e Coca-Cola em outras edições, passou de 3% para 2%, e empatou com Avon, Brastemp e Natura.
A única marca que venceu em todas as edições do Top do Top, desde 1993, é a Omo, marca campeã pelo 17º ano consecutivo. Coca-Cola venceu por 16 vezes (só não esteve entre as campeãs em 1999). A Nike chega ao topo pela primeira vez.
A marca de sabão em pó destaca-se entre as mulheres (10%), enquanto a de refrigerantes é mais lembrada entre os mais ricos (11%) e entre os mais escolarizados (14%). Já a fabricante de artigos esportivos fica acima da média entre os mais jovens (7%).
O Datafolha entrevistou 5.667 brasileiros com idade a partir de 16 anos, pertencentes a todas as classes e com diferentes graus de escolaridade em 161 municípios brasileiros.

Fonte: -http://cidadebiz.oi.com.br/paginas/-



Mais 5 questões de Propriedade Industrial - Agora temos 100 questões no blog!

96) Assinale a alternativa correta:
I- Poderá caducar parcialmente tanto a marca como a patente de invenção.
II-  A caducidade da marca ou patente poderá ser instaurada tanto de ofício como a requerimento de qualquer pessoa com legítimo interesse.
III- Não se conhecerá do requerimento de caducidade se o uso da marca tiver sido comprovado ou justificado seu desuso em processo anterior, requerido há menos de 5 anos.
IV- A decisão da caducidade da patente produzirá efeitos a partir da data do requerimento ou da publicação da instauração de ofício do processo.
(A) I, II e III estão erradas.
(B) II, III e IV estão erradas.
(C) II e III estão erradas.
(D) I e II estão erradas.
(E) Todas estão corretas.
Dica: Ler artigos 143, 144, 145, 80 e 83 da LPI.


97) Quanto ao ato normativo 161 de 10/06/02 que dispõe sobre a aplicação da LPI em relação aos registros de desenho industrial, assinale a alternativa incorreta:
(A) O instrumento de procuração, na forma e nos termos previstos da LPI, quando o interessado não requerer pessoalmente, deverá ser apresentado no prazo de 60 (sessenta) dias contados da prática do primeiro ato da parte no processo, independente de notificação ou exigência.
(B) Os pedidos que contiverem desenhos ou fotografias em cores serão publicados em cores, devendo o depositante recolher a retribuição correspondente.
(C) Tratando de padrões ornamentais/gráficos compostos por conjuntos de linhas e cores, aplicados a produtos variados, o campo de aplicação deverá especificar em quais produtos, ou linhas de produtos, tais padrões deverão ser aplicados.
(D) Quando o depositante necessitar peticionar sem conhecimento do número atribuído ao depósito de seu pedido deverá, para efeito de identificação do mesmo, utilizar o número de protocolo atribuído pelo INPI, quando da entrega do pedido, indicando a sigla de origem do protocolo, com a respectiva data.
(E) A ausência de procuração de que trata o § 2º do art. 216, em petições que não as de depósito, acarretará o arquivamento do pleito referente à petição,  não cabendo recurso de tal arquivamento.


98) Comete crime de concorrência desleal quem:
(A) dá ou promete dinheiro ou outra utilidade a empregado de concorrente, para que o empregado, faltando ao dever do emprego, lhe proporcione vantagem.
(B) veicula propaganda em TV com pontos negativos verdadeiros do produto do concorrente.
(C) utiliza-se de promoção de vendas no principal ponto de venda do concorrente para aumentar sua participação no mercado.
(D) desenvolve embalagem com as mesmas cores do concorrente.
(E) distribui e comercializa seus produtos na região de origem do concorrente, fortalecendo sua marca e crescendo no volume de vendas nessa região.
Dica: Ler artigo 195 da LPI.


99) A pena para crimes de concorrência desleal é:
(A) multa, indenização por lucros cessantes e detenção de 1 a 3 meses.
(B) multa, indenização por lucros cessantes e detenção de 1 a 3 anos.
(C) detenção, de 3 meses a 1 ano, ou multa.
(D) detenção, de 1 a 3 anos, ou multa
(E) multa e indenização por lucros cessantes.
Dica: Ler artigo 195 da LPI.


100) Assinale a alternativa correta. Da perda dos direitos da marca. O registro da marca extingue-se:
(A) pela expiração do prazo de vigência,  pela caducidade ou pela inobservância do disposto no artigo 217 da LPI.
(B) pela expiração do prazo de vigência, pela renúncia ou pela inobservância do disposto no artigo 217 da LPI.
(C) pela expiração do prazo de vigência, pela renúncia, pela caducidade ou pela inobservância do disposto no artigo 217 da LPI.
(D) pela renúncia, pela caducidade ou pela inobservância do disposto no artigo 217 da LPI.
(E) pela expiração do prazo de vigência, pela renúncia ou pela caducidade.
Dica: Ler artigos 142 e 217 da LPI.

Em 2009 INPI pode deferir 3.886 patentes

O número de deferimentos de pedidos de patentes no INPI tem crescido nos últimos três anos. Em 2008, foram deferidos 3.681 pedidos de patentes contra 2.419 no ano anterior. Este ano, deve atingir a marca de 3.886 deferimentos. Segundo projeção da Diretoria de Patente, este número deve chegar a 4.250 decisões favoráveis para a concessão de patentes no país até o fim de 2010. 
Fonte: -www.inpi.gov.br-

Astellas Pharma assina parceria com Medivation


A empresa japonesa Astellas Pharma assinou uma parceria com a biotecnológica Medivation que tem como objectivo a comercialização de um medicamento experimental para o cancro da próstata, avança a agência Reuters.
A Medivation vai receber um pagamento inicial de 110 milhões de dólares, podendo ainda receber mais 655 milhões de dólares se o MDV3100 atingir determinados objectivos.
As duas companhias poderão comercializar o fármaco no mercado norte-americano, mas a Astellas vai vendê-lo fora dos EUA e pagar à Madivation royalties de dois dígitos sobre essas vendas.
O medicamento encontra-se em fase III de ensaios clínicos, estando a ser testado em homens com cancro da próstata avançado que não registaram melhorias com outros tratamentos.
A empresa japonesa precisa de novos fármacos para compensar o impacto de medicamentos que vão perder a patente, como o Flomax® e o Vesicare®.
David Hung, CEO da Medivation, afirmou que o fármaco experimental que está na base desta parceria impediu a progressão da doença num número significativo de doentes cujos organismos deixaram de responder ao Lupron® e ao Casodex®.
Fonte: -www.rcmpharma.com-

Reino Unido segue França e ameaça desconectar quem baixa conteúdo online

A Inglaterra deverá seguir a França na aplicação de penas que podem chegar à desconexão permanente para internautas reincidentes que forem pegos baixando conteúdos na internet sem o pagamento de direitos autorais.
Em discurso no evento C&binet, criado pelo Departmento para Cultura, Mídia e Esporte, o Primeiro Secretário de Estado do Reino Unido, Lord Mandelson, revelou que o governo já trabalha em um plano baseado na lei Hadopi para coibir o download de conteúdo multimídia.
Segundo o jornal The Guardian, o bloqueio do acesso à internet aconteceria apenas em última instância após um britânico ser pego novamente baixando material da internet a partir de 2011.
A estratégia será detalhada mais profundamente pelo governo britânico em novembro, que espera que a legislação comece a valer a partir de abril de 2010.
Assim como na França, antes de ser punido com a desconexão, o internauta acusado de baixar conteúdo sem pagamento de direito autoral receberá notificações.
O Reino Unido monitorará nos primeiros 12 meses se as notificações terão algum impacto no volume de filmes e músicas baixadas gratuitamente na internet.
Caso a taxa de pirataria não caia 70% em abril de 2011, o governo britânico pretende começar a bloquear o acesso dos reincidentes.
Após enfrentar resistências internas, a lei Hadopi (chamada assim pelo nome do novo órgão que vigiará e punirá quem baixa conteúdo ilegalmente) foi aprovada pela Assembleia Nacional da França em setembro
 e sancionada pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Fonte: -http://idgnow.uol.com.br-