terça-feira, 3 de novembro de 2009

Univasf cria janela inteligente


Até parece efeito especial de filme de ficção científica. O vidro da janela muda de cor e fica opaco à medida que a temperatura do ambiente aumenta. Se o tempo esfriar, ele torna-se transparente de novo. Longe de ser só um truque, a janela inteligente é o primeiro produto tecnológico desenvolvido pela Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro. Batizado de sistema automático de controle de iluminação (Saci), o protótipo permite controlar a transparência do vidro pela variação de temperatura.
O Saci é formado por duas lâminas de vidro, distantes 2 milímetros uma da outra. O espaço entre elas contém uma solução nanoestruturada (partículas cuja dimensão é de um bilionésimo do metro). São as nanoestruturas que controlam a transparência do material, pois elas são afetadas pela temperatura, aumentando ou diminuindo de tamanho. “Quando a temperatura está alta, acima de 30°C, o vidro fica opaco, praticamente branco. Aos 28°C exatamente, ele volta a ficar transparente. E numa temperatura de 26°C, adquire uma cor também opaca, mas meio azulada”, explica o aluno Evando Santos Araújo, 23 anos, que está desenvolvendo o trabalho em seu curso de mestrado.
Os pesquisadores, que integram o grupo de pesquisa do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo), preparam-se para submeter o Saci a patenteamento junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
Leia a matéria completa na fonte ou no site do INPI. Quando esse material tiver sendo comercializado e a baixo custo, vamos poder deixar de usar as cortinas...
Fonte: Mídia Impressa, Jornal do Commércio - Pernambuco/ Vale do São Francisco 02/11/2009