segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ato lança projeto Cinema na Cidade


Diógenis Santos
Ministro Juca Ferreira (ao microfone): em duas semanas deve chegar à Câmara a proposta de reformulação da Lei Rouanet.
Um ato em defesa das propostas sobre cultura que tramitam no Congresso mobilizou dirigentes da área cultural, artistas e parlamentares nesta quarta-feira na Câmara. O Ato Cultural foi promovido em homenagem ao Dia da Cultura Brasileira (5 de novembro). 
O Ministério da Cultura e a Agência Nacional de Cinema (Ancine) aproveitaram o evento para lançar o projeto "Cinema da Cidade". O programa permitirá a construção de salas de cinema em municípios de 20 mil a 100 mil habitantes, que não tenham locais de exibição de filmes.
O presidente da Ancine, Manoel Rangel, explicou que o projeto será posto em prática por meio de convênios com prefeituras e com recursos alocados por emendas parlamentares ao Orçamento da União. A prefeitura deve entrar com uma contrapartida, um terreno ou um antigo cinema que pretende reabrir.
Aprovação de propostas 
Na opinião de Temer, a instalação de uma sala de cinema em cada cidade, assim como de uma biblioteca pública, é fundamental para o desenvolvimento da cultura no País.
Entre os projetos sobre cultura do governo que tramitam entre Câmara e Senado este ano, estão: o Vale-Cultura (5798/09), o Fundo Pró-Leitura, o Orçamento para a Cultura (PEC 150/03), o Simples da Cultura, a Cultura como Direito Social (PEC 236/04), o Plano Nacional de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura (PEC 416/01). 
Fonte: -www2.camara.gov.br-